Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Como tirar o Registro Profissional de Técnico em Segurança do Trabalho

Como tirar o Registro Profissional de Técnico em Segurança do Trabalho

Registro Profissional de Técnico em Segurança do Trabalho

Profissionais que se formam no curso Técnico em Segurança do Trabalho só podem exercer a profissão depois de regularizar sua situação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego através do registro Profissional.

Tire suas dúvidas sobre o registro e saiba como solicitar o seu.

O que é Registro?

Registro profissional é a habilitação exigida para as pessoas que pretendem exercer qualquer profissão regulamentada por lei. É requisito imprescindível para que o profissional possa oferecer seus serviços em território nacional.

O objetivo do registro profissional é manter um cadastro de todos os habilitados a exercer determinada profissão e garantir que os mesmos cumpram as exigências legais.

O registro funciona ainda como uma garantia de que os profissionais que vão efetivamente exercer a profissão são qualificados, com isso dificulta, por exemplo, o uso de diplomas falsificados.

Portanto, oferece vantagem tanto para a empresa (que tem a certeza de estar contratando um profissional qualificado) quanto para o técnico em segurança do trabalho (que tem sua profissão valorizada).

Quanto custa o Registro de Técnico de Segurança do Trabalho?

Não há custo para obtenção do registro profissional de Técnico de Segurança do Trabalho.

Como solicitar o Registro de Técnico de Segurança do Trabalho?

Como o Técnico de Segurança do Trabalho ainda não conta com um conselho profissional próprio, o registro é elaborado diretamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Para solicitar o registro, é necessário acessar o site: www.sirpweb.mte.gov.br/sirpweb, preencher o formulário online com os dados solicitados e imprimir as duas vias do documento.

Levar os seguintes documentos: Comprovante de inscrição no CPF; Documento de identidade com foto (RG, carteira de habilitação ou outro); Certificado de conclusão do curso Técnico de Segurança do Trabalho,  no endereço: R. Cel. José Monteiro, 317 – Centro, São José dos Campos – SP, 12245-615. Telefone: (12) 3921-5290

Acompanhe o andamento da solicitação pelo próprio site em: acompanhamento de solicitação

Quando estiver pronto é só imprimir o registro pelo site mesmo. Depois, é necessário dirigir-se a uma Agência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, levando as duas vias da solicitação acompanhadas dos documentos exigidos. Após o processamento da solicitação, o registro é transcrito diretamente na CTPS do profissional.

Não existe prazo de validade para o certificado de conclusão de curso, podendo o profissional portador do documento solicitar o registro quando quiser.

Consultar a situação do Registro Profissional

Você pode consultar a situação do seu registro profissional através do link, abaixo:

http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/pages/consultas/situacaoRegistro.seam

https://www.cursosexito.com.br/t%C3%A9cnico/curso-tecnico-de-seguranca-do-trabalho/

 

 

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu
WhatsApp chat